Colunas

Parada Relâmpago

Operação Tietê

Entre comodismo, falta de atenção e verbas, vemos cada vez mais distante o sonho da revitalização de um dos maiores rios que cortam o estado de São Paulo, o rio Tietê.

Famoso por ser o mais poluído do estado, na região metropolitana da capital não é capaz de abrigar vida devido à falta de oxigênio causada pelo constante despejo de esgoto sem o devido tratamento, dejetos da indústria e toneladas de lixo que acumulam de garrafas plásticas a automóveis. A contaminação é inegável na metrópole, entretanto, as cidades ao longo sua margem sofrem mais com os reflexos da poluição recebendo os detritos sólidos e corriqueiras ondas de espuma causada por saponáceos e apenas depois de centenas de quilômetros na cidade de Barra Bonita o rio passa a apresentar vida.

As margens dos grandes rios de São Paulo já abrigaram as regiões mais nobres e tradicionais da cidade que hoje são marcadas pela cicatriz do desenvolvimento desenfreado, acentuando mais a barreira natural entre a cidade e periferia. O rio imponente parece passar despercebido na vida dos paulistanos, como se a população procurasse não perceber o enorme problema que está a sua vista, algumas vezes a alguns metros durante a espera do próximo trem, sinto que é um lembrete da nossa insignificância quanto ao estado e seus interesses. Ainda sonho com o dia em que poderemos nos sentar as margens do rio em uma tarde de domingo e apreciar crianças nadando ou pescando nas aguas em que barcos as cortam, mas logo acordo e me lembro da situação a atual e me esforço para não deixar um sonho se tornar uma utopia.

Nesta parada relâmpago especial da semana de cinema nacional, trago o jogo da desenvolvedora brasileira gamesX, Operação Tietê. Neste jogo simples com proposta de conscientizar sobre a poluição do rio, controlamos uma operação para a limpeza do rio recolhendo lixo do fundo do leito com uma garra, com evolução em fases, este jogo com pouca dificuldade é divertido e pode proporcionar uma breve distração. Porém, atravessar todas as suas fases pode ser repetitivo.

 

Confira o jogo aqui.

 

Scroll to top